Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue, com redução de 33% nos casos em uma semana

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (29) que a epidemia de dengue na cidade chegou ao fim. Após semanas de intensa mobilização e esforços por parte dos profissionais de saúde, o município conseguiu controlar a propagação da doença que registrou sete mortes e 82 mil casos.

De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Soranz, o pior momento da epidemia ocorreu entre os dias 18 e 24 de fevereiro, com um pico de 13.511 casos. Desde então, houve uma significativa redução nos números, com apenas 5.395 ocorrências registradas na última semana com dados consolidados, representando uma queda de 33% em relação à semana anterior.

“A diminuição nos casos de dengue é um reflexo do trabalho árduo dos profissionais de saúde e da mobilização da população. Os polos de atendimento foram fundamentais para acolher e tratar os pacientes, mas agora podemos afirmar que a cidade deixa para trás o período epidêmico”, afirmou Soranz.

O secretário destacou que aproximadamente 1.1 mil profissionais estiveram envolvidos na campanha de combate à dengue, e os dez polos de atendimento abertos durante a epidemia começarão a ser desmobilizados a partir de hoje.

Com a queda nos casos de dengue, a Secretaria de Saúde agora redirecionará seus esforços para a vacinação contra a influenza, buscando imunizar a população contra a gripe sazonal. Soranz ressaltou a importância da vacinação e informou que ainda há 40 mil doses da vacina contra dengue disponíveis, incentivando os pais a levarem seus filhos para se protegerem.

Esta semana marca o encerramento da imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a primeira dose da vacina contra dengue, antes que a campanha seja direcionada para a vacinação contra a gripe. A população é orientada a procurar as unidades de saúde para garantir a proteção contra ambas as doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo