Plenário vota projeto que inclui mobilidade urbana em estudos prévios de impacto de vizinhança e outros temas importantes.

O Senado Federal está com uma pauta variada para a sessão de votação desta terça-feira (2). Um dos projetos em destaque é o PL 169/2020, que propõe a inclusão da mobilidade urbana nos estudos prévios de impacto de vizinhança. Esses estudos são fundamentais para avaliar os efeitos da construção de empreendimentos nas cidades, como no trânsito local, e o projeto visa ampliar a análise para incluir os impactos nos modos ativos de deslocamento, como bicicletas e caminhadas.

Além disso, outro projeto que está na pauta para ser votado é o PL 3.144/2021, que trata da criação da Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) do Vale do Panema, localizado na região do reservatório da usina hidrelétrica de Jurumirim, em São Paulo. As AEITs têm como objetivo preservar e valorizar trechos do território nacional com potencial turístico e cultural, sendo destinados a projetos de desenvolvimento turístico.

Os senadores também irão analisar o PDL 929/2021, que aprova o Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul. Esse acordo permitirá que os certificados de assinatura digital emitidos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai sejam aceitos nos quatro países, facilitando transações e documentos digitais entre as nações sul-americanas.

Essas pautas refletem a preocupação do Senado em abordar questões relevantes para o desenvolvimento urbano, turístico e tecnológico, demonstrando a importância de legislações que acompanhem as transformações e demandas da sociedade. Com debates e votações como essas, espera-se que o país avance em direção a um cenário mais sustentável, turístico e conectado digitalmente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo