1º Seminário Emulti busca promover equidade no SUS com debates sobre raça, gênero e inclusão no atendimento à população.

No próximo dia 4, a cidade de Maceió vai sediar o 1º Seminário Emulti, promovido pela Comissão Municipal da Igualdade Racial (Compir) em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), com o objetivo de capacitar e qualificar os servidores municipais sobre a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento, que acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 7h às 13h, vai abordar o tema “A Promoção da Equidade no SUS: Da minha Janela eu quero ver empatia, respeito e inclusão”. As inscrições estão abertas no link disponível no site oficial do evento.

A iniciativa contará com a presença de equipes multiprofissionais na APS (eMulti), compostas por profissionais de diversas áreas da saúde, que atuam de maneira integrada com outros setores da Atenção Primária à Saúde, como educação, serviço social, cultura e esportes.

A programação do seminário incluirá apresentações culturais e mesas de debate, com destaque para a diferença entre equidade e equidade no SUS, apresentada pelo psicólogo e pesquisador Samel Conselheiro. Além disso, serão abordadas questões relacionadas à população negra e de gênero, com a participação de especialistas no tema.

A presidente da Comissão da Igualdade Racial, Arísia Barros, ressalta a importância de ampliar o debate sobre a equidade no SUS para conscientizar e agregar as pessoas. Para ela, a interligação entre os envolvidos é fundamental para fortalecer a rede de atenção à saúde.

Já a Assistente Social e Técnica Responsável da eMulti, Kelly Luz, enfatiza a necessidade de aprofundar o estudo e a discussão sobre equidade ao longo do ano, a fim de garantir um atendimento de qualidade à população. Segundo ela, é fundamental que os profissionais estejam preparados, capacitados e atualizados para oferecer um serviço de excelência.

Com uma programação diversificada e enriquecedora, o 1º Seminário Emulti promete ser um marco na promoção da equidade no SUS em Maceió, contribuindo para a formação e conscientização dos servidores municipais em relação a essa importante temática.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo