Eleições suplementares em Analândia: quatro chapas disputam o cargo de prefeito após cassação do mandato do atual gestor.

No próximo domingo (7), o eleitorado de Analândia, município situado na região de São Carlos, no interior de São Paulo, terá a oportunidade de escolher um novo prefeito ou prefeita em eleições suplementares. A decisão foi tomada após a cassação do prefeito e vice eleitos em 2020, devido a dificultarem o exercício do voto de parte da população, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o Código Eleitoral, quando um candidato eleito em pleito majoritário perde o mandato por decisão da Justiça Eleitoral e ainda restam mais de seis meses de mandato, é necessária a realização de eleições suplementares. Quatro chapas concorrem ao cargo de prefeito e vice na cidade de Analândia: Leandro Santrapio e Doutor Cirinho, da Coligação Analândia para Todos, Odair Mistro com Giribi, ambos do PDT, Rogerinho e Elaine Cabeleireira, do Republicanos, e Silvana Perin e Vrá Mascia, pela Coligação Analândia Feliz de Novo.

A diplomação do candidato eleito está agendada para o dia 10 de maio, com a posse prevista para o dia seguinte, 11 de maio. O vencedor da eleição suplementar exercerá o mandato até 31 de dezembro, quando o novo prefeito eleito nas eleições municipais de 6 de outubro de 2024 assumirá o cargo. A cidade de Analândia conta com um eleitorado de 4.552 pessoas, distribuídas em 16 seções eleitorais em dois locais de votação.

A cassação dos mandatos do prefeito e vice eleitos em 2020 foi determinada pelo TSE em 14 de dezembro de 2023, devido ao abuso de poder político ao dificultar o exercício do voto de parte do eleitorado. O Tribunal considerou que a instalação de barreiras físicas e sanitárias nas entradas da cidade no dia da eleição prejudicou os eleitores. A decisão do TSE foi baseada na existência de provas robustas da intenção de impedir a população de exercer o direito de voto.

Diante disso, os moradores de Analândia terão a oportunidade de participar ativamente do processo democrático no próximo domingo, escolhendo o novo prefeito ou prefeita que representará os interesses da cidade até o final do mandato. A votação será realizada das 8h às 17h e a Justiça Eleitoral estará preparada para receber os eleitores e garantir a lisura do processo eleitoral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo