Ministra da Saúde anuncia dose única de vacina contra HPV para prevenir câncer do colo do útero, seguindo recomendação da OMS

Uma grande novidade no campo da saúde foi anunciada recentemente pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, por meio das redes sociais: a decisão de adotar uma dose única de vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A medida tem como objetivo proteger a população de diversos tipos de doenças e cânceres causados pelo vírus, como o câncer do colo do útero.

Em sua publicação, a ministra ressaltou a importância da imunização contra o HPV, destacando que a vacinação é fundamental para evitar que crianças e jovens corram riscos de desenvolverem complicações graves no futuro. A mudança na forma de aplicação da vacina foi embasada em estudos científicos e segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com os dados apresentados pela ministra, no ano passado foram administradas 5,6 milhões de doses da vacina contra o HPV, representando um aumento significativo em relação aos anos anteriores. A medida visa garantir uma maior cobertura vacinal e proteção para a população brasileira.

O Ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos, vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos que ainda não foram imunizados, além de mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.

Durante o anúncio da dose única da vacina contra o HPV, a ministra também incentivou os estados e municípios a realizarem uma busca ativa dos jovens de até 19 anos que não tenham recebido nenhuma dose do imunizante, a fim de atualizar a cobertura vacinal.

O HPV é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais comuns e é responsável por grande parte dos casos de câncer de colo do útero, que é uma das principais causas de morte entre mulheres. Estima-se que aproximadamente 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de colo do útero no Brasil anualmente, ressaltando a importância da prevenção por meio da vacinação contra o HPV.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo