Resultados do IGC 2022 apontam que 27,7% das instituições alcançaram as melhores notas, segundo levantamento do Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (2) os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que analisou 1.998 instituições de educação superior, tanto públicas quanto privadas. De acordo com o levantamento, 27,7% das instituições – totalizando 554 – tiveram o melhor desempenho, alcançando as faixas 4 e 5 do indicador. Enquanto isso, 60,3% obtiveram a nota 3; 11,7% (234) ficaram na faixa 2 e somente 0,3% (6) na faixa 1, com o conceito mais baixo.

Entre as instituições públicas federais, das 111 avaliadas, 94 obtiveram IGC 4 ou 5, sem nenhuma delas caindo nas faixas 1 e 2 do indicador. Por outro lado, o número de instituições comunitárias nas faixas 4 e 5 aumentou de 31 para 39 entre os anos de 2018 e 2022. Já as instituições privadas com fins lucrativos, que representam 53% das avaliadas, viram um aumento de 183 para 215 instituições com IGC igual a 4 ou 5 no mesmo período.

O IGC é calculado a partir da média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduação, e dos conceitos Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas de cada curso. Segundo o Inep, nenhuma instituição que oferece cursos de mestrado ou doutorado ficou na faixa 1 do indicador, indicando uma relevante maturidade institucional resultante da pós-graduação, que reverbera para a graduação.

Além disso, o Inep também divulgou outros indicadores de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Dos 8.934 cursos de graduação com CPC calculado, 35,9% tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5, enquanto 54,4% obtiveram notas médias (3), e 9,5% ficaram nas faixas inferiores. O crescimento do número de docentes com mestrado e doutorado, aliado a uma avaliação positiva dos estudantes em relação às condições de oferta dos cursos, foram pontos destacados pelo Inep nos resultados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo