Samu salva turista espanhol com mal-estar em navio de cruzeiro que atracou em Maceió, garantindo atendimento imediato e salvando sua vida.

Na tarde de segunda-feira (01/04/2024), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi responsável por salvar a vida de um turista espanhol de 67 anos. Francisco Budinich, que estava a bordo do navio Msc Seaview, apresentou um mal-estar e pressão elevada durante a parada do cruzeiro no Porto de Maceió.

Segundo informações da equipe do Samu, Budinich é hipertenso e diabético, o que agravou a situação de emergência. Os primeiros socorros foram prestados no próprio Porto de Maceió, onde o turista foi resgatado e levado de ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, em Maceió.

Durante o atendimento, a equipe de enfermagem do Samu Alagoas instalou um suporte de oxigênio por cateter nasal, e Budinich respondeu positivamente ao tratamento. Com os cuidados adequados, o nível de oxigênio do paciente foi equilibrado, permitindo que ele fosse transferido para a UPA Jaraguá sem intercorrências.

A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, enalteceu o trabalho da equipe que atendeu o turista espanhol, destacando o compromisso em salvar vidas independentemente de onde as pessoas se encontrem. Santana ressaltou a excelência do trabalho realizado pela equipe do Samu Alagoas naquela situação de emergência.

Além do atendimento prestado pelo Samu no Porto de Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) disponibiliza um Posto de Atendimento para casos de emergência, especialmente quando navios de cruzeiro atracam na região. A estrutura montada no saguão de desembarque dos navios oferece suporte médico imediato para os turistas que desembarcam na cidade.

Os profissionais da Sesau orientam os turistas estrangeiros para cuidados básicos de saúde, como manter-se hidratados e bem alimentados, considerando as diferenças culturais e climáticas. Casos mais graves são encaminhados para hospitais da rede estadual de saúde para tratamento adequado.

A enfermeira Inailda Porto, que atua no Posto de Atendimento da Sesau, explicou que a maioria dos atendimentos são para casos de assistência básica e primeiros socorros, como dores de cabeça, náuseas e insolação. A equipe de saúde da Sesau permanece de prontidão durante todo o período em que os navios estão atracados no Porto de Maceió para garantir a segurança e o bem-estar dos turistas que visitam a cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo