Adolescentes de 16 a 18 anos têm até 8 de maio para tirar título eleitoral e participar das eleições municipais de 2024.

No próximo dia 8 de maio encerra o prazo para jovens de 16 a 18 anos tirarem o título eleitoral e participarem das eleições municipais que acontecerão este ano. Esse documento é fundamental para que o cidadão exerça seu direito ao voto e possa contribuir para a escolha dos representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios pelos próximos quatro anos.

A Justiça Eleitoral promoveu, entre os dias 18 e 22 de março, a Semana do Jovem Eleitor 2024 e lançou a campanha através das redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o tema “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”. Ações especiais em escolas têm sido desenvolvidas para incentivar o voto dos jovens e ressaltar a importância da participação no processo democrático.

Nas eleições presidenciais de 2022, diversos artistas como Anitta, Bruna Marquezine, Zeca Pagodinho, Luísa Sonza, Carlinhos Brown e até mesmo o ator norte-americano Mark Ruffalo incentivaram os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor e comparecerem às urnas. O número de eleitores nessa faixa etária aumentou significativamente de 2018 para 2022, mostrando um crescente interesse da juventude na participação política.

Os jovens que desejam tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo de forma online através do sistema TítuloNet. É necessário preencher os dados pessoais, anexar fotos para comprovação da identidade e apresentar o comprovante de residência. Após o envio da solicitação, o processo pode ser acompanhado online e o título eleitoral deve ser retirado no cartório eleitoral mais próximo.

O voto é facultativo para jovens entre 16 e 17 anos, assim como para idosos acima de 70 anos. A participação nas eleições é fundamental para o exercício da cidadania e para a escolha dos representantes políticos. Qualquer dúvida sobre o processo eleitoral pode ser esclarecida no site da Justiça Eleitoral, que disponibiliza informações e orientações para os jovens eleitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo