Ícone do site Pauta Capital

Aneel divulga ranking da Tarifa Social de Energia Elétrica em Alagoas, alertando para 228 mil famílias que ainda não se cadastraram.

Alagoas é destaque no uso da Tarifa Social de Energia Elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou recentemente que o estado de Alagoas ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de estados com maior utilização da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), com um total de 530.368 famílias cadastradas no benefício. No entanto, mesmo com esse número expressivo, a Equatorial Alagoas alerta que ainda existem 228.319 pessoas que podem ter acesso ao desconto de até 65% na conta de luz, mas que ainda não se cadastraram.

A distribuidora ressalta a importância do benefício e orienta as famílias que possuem o Número de Identificação Social (NIS) a procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua cidade, munidas dos documentos pessoais de identificação e da conta de energia elétrica, a fim de atualizarem o cadastro e garantirem o benefício.

Segundo a gerente de relacionamento com o Cliente da Equatorial, Luciana Carmo, é fundamental que as famílias busquem essa oportunidade de adequar o pagamento da fatura ao orçamento doméstico, visto que o NIS é o meio pelo qual o desconto na conta de luz é concedido. Além disso, a distribuidora destaca que o beneficiário não precisa ser o titular da conta de energia, podendo apenas vincular o NIS ao imóvel em que reside.

A Equatorial também realizou um levantamento dos municípios alagoanos com maior número de potenciais beneficiários da TSEE, sendo Maceió, Arapiraca, Penedo, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema os destaques. O objetivo da distribuidora é cadastrar o maior número possível de unidades de baixa renda, visando proporcionar economia às famílias e impulsionar a economia local.

Para ter acesso ao benefício, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pela resolução nº 1000/21 da Aneel, que incluem estar inscrito no CadÚnico, ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, entre outros critérios.

A Equatorial Alagoas disponibiliza diferentes formas para realizar o cadastro na Tarifa Social, incluindo atendimento telefônico, virtual, presencial e porta a porta. Com a devida documentação, o desconto já pode ser aplicado na próxima fatura de energia.

Dessa forma, a distribuidora busca ampliar o acesso ao benefício e garantir que mais famílias em situação de vulnerabilidade tenham condições de reduzir seus gastos com energia elétrica e direcionar esses recursos para outras necessidades básicas. A Tarifa Social de Energia Elétrica representa uma importante ferramenta de apoio aos mais necessitados, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida.

Sair da versão mobile