Das mais de duas mil carteiras já emitidas e entregues em todo o estado, 739 foram emitidas em Maceió e 428 em Arapiraca. Além disso, foram feitos três mil cadastros. A Ciptea está disponível nas unidades do Já em Arapiraca, no Centro de Maceió e no bairro do Benedito Bentes. Para solicitar o documento, é necessário apresentar RG, CPF, comprovantes de residência e de tipo sanguíneo, fotografia no formato 3×4 e laudo médico atestando a deficiência.
A secretária Arabella Mendonça, da Secdef, destacou que, apesar de ser um documento de âmbito estadual, a Ciptea tem sido aceita em outros estados, pois possui um cordão com o símbolo do quebra-cabeça que representa o autismo. Ela ressaltou que o Decreto Estadual 90.408 de 31 de março determina que a Secdef realize o cadastro e forneça a carteira para a população.
A emissão dessas carteiras é um avanço significativo para a inclusão social de pessoas com autismo em Alagoas. A iniciativa do governo estadual garante maior acessibilidade e prioridade no atendimento, melhorando a qualidade de vida desses cidadãos. Espera-se que outras medidas de apoio e inclusão sejam implementadas para promover a igualdade de direitos e oportunidades para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o país.