Baixa positividade para Covid-19 no Rio de Janeiro em 2024 impulsiona aumento de casos de Influenza A; vacinação em destaque.

O mais recente Panorama da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na última quarta-feira (3), trouxe informações importantes sobre a situação da pandemia no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o relatório, a taxa de positividade dos exames para covid atingiu o menor patamar registrado em 2024. Os dados mostram que tanto os testes rápidos (antígeno) quanto os testes de RT-PCR apresentaram índices inferiores a 9% entre os dias 10 e 23 de março.

A análise realizada com base nos resultados do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) revelou que os atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão em crescimento, principalmente devido à circulação do vírus da Influenza A. A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, ressaltou a importância de confiar nas vacinas para combater as doenças respiratórias e incentivou a população a manter a imunização em dia.

A edição mais recente do boletim aponta uma tendência de aumento na demanda por leitos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com destaque para as faixas etárias de 0 a 1 ano, de 1 a 4 anos, de 20 a 29 anos e de pessoas acima dos 80 anos. A Secretaria de Estado de Saúde enfatiza a importância da adesão à campanha de vacinação contra a gripe, que teve início em 25 de março.

Além disso, é recomendado que os grupos mais vulneráveis a infecções respiratórias, como crianças e idosos, mantenham as doses de reforço contra a covid-19 atualizadas para prevenir casos graves e óbitos. As vacinas contra a gripe e a covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente, oferecendo uma proteção adicional contra as doenças. A vigilância e a prevenção continuam sendo essenciais no combate à pandemia e à propagação de outras enfermidades respiratórias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo