Projeto de Lei visa incluir mentoria em cursos profissionais para melhorar empregabilidade dos estudantes

Na manhã do dia 04 de abril de 2024, um novo Projeto de Lei ganhou destaque na Câmara dos Deputados, trazendo propostas inovadoras para a educação profissional e a empregabilidade dos estudantes. O PL 5962/23 propõe que os cursos de educação profissional e tecnológica incorporem a prática de mentorias no currículo, visando preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Segundo o deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), autor da proposta, a inclusão das mentorias permitirá que os jovens em formação ou em busca de emprego tenham acesso a conhecimentos compartilhados por profissionais mais experientes. Essa troca de experiências visa desenvolver não apenas habilidades técnicas, mas também soft skills essenciais para construir uma carreira sólida e sustentável.

Além disso, o projeto sugere alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na lei que regula o Sistema Nacional de Emprego (Sine), para formalizar a inclusão das mentorias profissionais como parte das ações de orientação e qualificação oferecidas aos cidadãos. O objetivo é facilitar o acesso dos interessados a um plano de carreira bem estruturado, adaptado às exigências do mercado de trabalho.

Abramo ressalta a importância da proximidade dos centros de treinamento e educação profissional com os potenciais beneficiários, garantindo assim um acesso facilitado aos serviços oferecidos pelo Sine. Essa medida visa ampliar as oportunidades de formação e qualificação para aqueles que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

O PL 5962/23 seguirá tramitação pelas comissões de Educação, Trabalho, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. A proposta busca promover a inclusão social e o desenvolvimento profissional dos cidadãos brasileiros, através de iniciativas inovadoras e alinhadas com as demandas do século XXI.

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