Inscrições abertas para programa de formação gratuita de professores de ciências do Museu do Amanhã, com foco na atualização e interação.

O Museu do Amanhã abrirá na próxima segunda-feira (8) as inscrições para a oitava edição do programa de formação gratuita Inspira Ciência voltado para professores da educação básica de todo o país. Esta iniciativa proporciona uma oportunidade de atualização em diversas áreas das ciências, como astronomia, geologia, paleontologia, biologia e ecologia.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã, Nina Pougy, o programa busca trazer elementos diferentes para que os professores possam se atualizar e incorporar novos conceitos em suas aulas. Até o momento, 900 professores já participaram do programa, e para esta edição estão sendo oferecidas 200 vagas.

As inscrições poderão ser realizadas através de um link disponível até o dia 12 de maio, com os resultados sendo divulgados no dia 17 de maio. O programa, que iniciou em 2018 de forma presencial, passou a ser online a partir de 2020 devido à pandemia da covid-19.

Nina Pougy destacou que a mudança para o formato online permitiu contemplar professores de todo o Brasil, enriquecendo o processo de formação com a participação de profissionais de diferentes estados e municípios. Além disso, o programa visa formar uma rede entre os professores, proporcionando a troca de experiências e informações.

Com mais de 5,4 mil professores inscritos, sendo 1,5 mil selecionados e mais de 900 concluindo o curso, o programa oferece aulas práticas, trabalhando métodos de ensino por investigação e o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula. A parceria com o Canal Futura permitirá a disponibilização de conteúdo introdutório na plataforma educacional do canal, ampliando o alcance das aulas e dos temas abordados pelo Inspira Ciência.

Para os professores selecionados, serão realizados cinco encontros virtuais em 2024, proporcionando palestras sobre temas fundamentais em ciência, interação entre os participantes e uma televisita à exposição de longa duração do Museu do Amanhã. O programa é uma realização em parceria com o British Council e é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) da prefeitura do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo