Biblioteca Graciliano Ramos promove oficinas em homenagem aos Povos Indígenas com criação de artefatos e narrativas culturais

A Biblioteca Graciliano Ramos está promovendo uma semana de oficinas em homenagem ao dia dos Povos Indígenas. Com o objetivo de celebrar a rica diversidade e identidade das tradições dos povos indígenas em Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, está oferecendo 200 vagas para atividades criativas e diversificadas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril através do link: https://forms.gle/G6iHwkoTXkWkUB7XA. As vagas serão divididas entre oficinas de fantoches, cocar, cerâmica, desenhos e ferramentas indígenas. As aulas serão ministradas pelo artista alagoano Roniekson Okobayewo, reconhecido por sua dedicação de mais de 24 anos em projetos de arte popular pelo estado.

A supervisora da Biblioteca, Mira Dantas, ressaltou a importância dessas oficinas em promover a diversidade e o diálogo intercultural, além de desmistificar visões preconcebidas da sociedade sobre o tema. Ela enfatizou a felicidade em receber as oficinas na biblioteca, um espaço vivo que possibilita o compartilhamento de costumes e tradições indígenas com o público.

O cronograma das aulas está previsto para iniciar no dia 15 de abril, com turmas pela manhã e tarde. As atividades serão destinadas a crianças de 5 a 12 anos, com oficinas de fantoches, cocar, cerâmica e ferramentas indígenas. Já o público acima de 13 anos terá acesso a oficinas de colares indígenas, cocar, cerâmica, ferramentas indígenas e desenhos indígenas.

Essa iniciativa da Biblioteca Graciliano Ramos visa estimular a valorização e respeito pela cultura dos povos originários, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências. A semana de oficinas em homenagem ao dia dos Povos Indígenas é uma oportunidade única para se envolver e se inspirar pela diversidade cultural presente em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo