Secretaria de Planejamento visita Sertão em comemoração ao único programa de estágio do Brasil para indígenas e promove inclusão social.

Na última semana, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) realizou uma visita técnica à cidade de Pariconha, localizada no Sertão alagoano, para comemorar o primeiro ano do Programa Primeiro Emprego Indígena. Essa região se destaca por ter a maior população indígena no estado de Alagoas e é beneficiada pelo único programa no Brasil que oferece estágio exclusivamente para os povos originários.

A viagem, que ocorreu nos dias 5 e 6 de abril, faz parte do compromisso do Governo de Alagoas em acompanhar de perto a implementação de políticas públicas. O próximo destino da Seplag será o município de Joaquim Gomes, com visita prevista para o dia 12 de abril.

Desenvolvido pela Seplag, em parceria com a Escola de Governo de Alagoas (Egal), o Programa Primeiro Emprego seleciona apenas estudantes do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A iniciativa oferece uma bolsa de um salário mínimo, com auxílio transporte, e a oportunidade para os estudantes atuarem nas escolas localizadas nas comunidades de suas etnias. Atualmente, 150 alunos estão contratados pelo programa.

Durante a visita, a secretária de Planejamento, Paula Dantas, ressaltou a importância do Programa Primeiro Emprego para promover a inclusão e dar visibilidade aos povos indígenas de Alagoas. Leandro dos Santos Teixeira, pertencente à etnia Jeripankó e estudante de pedagogia, destacou os benefícios que o programa trouxe para sua vida, como a possibilidade de adquirir novos livros e equipamentos de estudo, além de contribuir com a renda familiar.

Pariconha, localizada a cerca de 300 km da capital alagoana, é o município com a maior população indígena do estado, com 56,12% dos 10.573 habitantes pertencendo a diferentes etnias, como Jeripankó, Katokinn e Karuazú. Durante a visita do Governo de Alagoas às instituições de ensino na região, Martiliana, voluntária e mãe de alunos da Escola Estadual Juvino Henrique da Silva, expressou sua satisfação em ver a comunidade crescer e desejar que seus filhos tenham oportunidades de desenvolvimento por meio do Programa Primeiro Emprego.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo