Escola de samba Unidos do Viradouro aposta em enredo sobre líder de quilombo para bicampeonato no Carnaval carioca de 2025.

A Unidos do Viradouro, atual campeã do carnaval carioca, já está se preparando para tentar o bicampeonato em 2025 com um enredo que promete emocionar e encantar o público. Com o enredo “Malunguinho: O mensageiro de três mundos”, a escola vai contar a história de um líder de quilombo que aprendeu com indígenas o segredo da força das ervas há 200 anos. Esse anúncio foi feito em uma publicação nas redes sociais na noite de segunda-feira (8).

O enredo aborda a figura de Malunguinho, líder do quilombo do Catucá, em Pernambuco, que foi duramente perseguido por seus atos libertários. Ao se refugiar na mata, Malunguinho aprendeu com os indígenas o segredo das ervas, tornando-se um mensageiro de três mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada. Essa história de resistência e conhecimento ancestral promete emocionar o público e mostrar a força da cultura afro-indígena.

O carnavalesco Tarcísio Zanon, responsável pelo enredo, destacou a importância de trazer à tona personagens históricos pouco conhecidos e de fazer uma reparação histórica através do carnaval. Ele explicou que a escolha desse tema faz parte de um esforço da Viradouro em resgatar figuras importantes da história brasileira e reorganizar o imaginário popular.

Além da Unidos do Viradouro, outras escolas de samba do carnaval carioca também já definiram seus enredos para 2025. A Paraíso do Tuiuti vai contar a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, enquanto a Portela homenageará o cantor e compositor Milton Nascimento. Já a Unidos da Tijuca abordará a figura de Logunedé, a Imperatriz Leopoldinense contará a história da ida de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô, a Acadêmicos do Grande Rio falará sobre o estado do Pará, e a Beija-Flor de Nilópolis prestará uma homenagem a Laíla, carnavalesco e diretor de carnaval.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo