Sesau alerta para a importância da vacinação contra HPV na prevenção do câncer: imunizante disponível em postos de saúde

Sesau orienta sobre a importância da vacina contra o HPV para prevenir o câncer

Na data de 09/04/2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em Alagoas emitiu um comunicado importante sobre a importância da vacinação contra o HPV. O imunizante está disponível nos postos de vacinação municipais e tem como objetivo prevenir contra as neoplasias de colo do útero, pênis e boca.

De acordo com a Sesau, o esquema vacinal contra o HPV compreende uma dose única e é destinado para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade. A vacina é segura e eficaz, conforme estudos técnicos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Laudiceia Vieira, explicou que o esquema vacinal foi alterado pelo Ministério da Saúde, passando a ser uma dose única. Ela ressaltou a importância dos pais ficarem atentos e vacinarem seus filhos contra o HPV, garantindo assim a proteção contra doenças que podem levar à morte.

A vacina contra o HPV imuniza contra quatro tipos do vírus e previne contra o câncer do colo do útero, que é a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil. Além disso, no caso dos meninos, contribui para a prevenção do câncer de pênis e de boca, além de evitar a transmissão da doença para outras pessoas.

Seguindo o novo esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde também devem realizar o resgate de adolescentes até 19 anos que não foram imunizados, bem como preconizar a vacinação para pessoas portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) como grupo prioritário da vacina HPV.

Em relação à cobertura vacinal, durante o ano de 2023, a Sesau registrou uma cobertura de 26,12% para o sexo masculino e 50,96% para o sexo feminino. A meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80%, portanto, é fundamental que todos os pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados nos postos de saúde de suas cidades, garantindo o bem-estar e saúde das crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo