Famílias atingidas por temporal em Petrópolis são inseridas no programa Aluguel Social para enfrentar desabrigamento causado pelo desastre.

As famílias que foram impactadas pelo temporal que atingiu a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio, no mês de março deste ano, agora estão sendo incluídas no programa Aluguel Social. Este programa consiste no pagamento de um aluguel no valor de R$ 1 mil, integralmente feito pelo município. As equipes da Secretaria de Assistência Social começaram a verificar a documentação das pessoas que tiveram suas casas interditadas pela Secretaria de Defesa Civil desde a última segunda-feira (8).

A Secretaria de Assistência Social está em contato com as famílias que ficaram desabrigadas (aquelas que precisaram se alojar em abrigos públicos) ou desalojadas (as que foram acolhidas por amigos ou parentes), e que tiveram suas residências interditadas pela Defesa Civil. Todas as famílias que passaram por abrigos ou pontos de apoio foram cadastradas.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou que, diante da previsão de fortes chuvas em Petrópolis, a prefeitura orientou as pessoas a buscarem locais seguros. Muitas pessoas procuraram os pontos de apoio e, posteriormente, foram encaminhadas para abrigos municipais, possibilitando também a retomada das aulas nas escolas. Agora, as famílias estão sendo encaminhadas para o Aluguel Social.

Segundo a prefeitura, todas essas etapas foram concluídas em menos de três semanas após o início das chuvas, que foi em 21 de março. No dia 29 de março, não havia mais desabrigados nos pontos de apoio, e atualmente, o abrigo da Floriano Peixoto abriga oito famílias, o abrigo do bairro Independência 11 famílias e o do Caxambu 17 famílias.

Para ter direito ao benefício do Aluguel Social, as famílias devem ter uma renda máxima de cinco salários mínimos e a sua casa deve ter sido interditada pela Defesa Civil. Essa iniciativa tem como objetivo auxiliar as famílias afetadas a encontrarem um local seguro para morar enquanto as questões relacionadas à reforma ou reconstrução de suas residências são resolvidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo