Inflação para famílias de até cinco salários mínimos registra taxa de 0,19% em março, segundo o IBGE.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (10) os dados referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de março. De acordo com o IBGE, o INPC, que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, registrou uma taxa de 0,19% no mês de março, ficando abaixo do índice de 0,81% registrado em fevereiro. No acumulado do ano, o INPC apresenta uma variação de 1,52% e nos últimos 12 meses a taxa é de 3,4%.

É importante ressaltar que o INPC ficou acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tanto em março quanto no acumulado do ano. Enquanto o IPCA registrou uma taxa de 0,16% em março e 1,42% no ano, o INPC apresentou taxas de 0,19% e 1,52%, respectivamente. No entanto, em um período de 12 meses, o INPC acumulado segue abaixo do IPCA, que registrou uma inflação de 3,93%.

Uma das justificativas para a diferença nos índices é o fato de que o IPCA considera a média das variações da cesta de compras de diversas faixas de renda, indo desde famílias com renda de um até 40 salários mínimos. Já o INPC foca nas famílias com renda de até cinco salários mínimos, o que também reflete nas ponderações dos gastos com cada item na inflação.

Em relação aos produtos, o INPC apontou que os alimentos tiveram uma variação de 0,50% em março, sendo abaixo dos 0,95% registrados no mês anterior. Já os produtos não alimentícios tiveram uma variação de 0,09%, uma queda significativa em relação aos 0,77% de fevereiro.

Os números apresentados pelo IBGE refletem a atual situação econômica do país e podem influenciar tanto a tomada de decisões das famílias quanto a política econômica do governo. É importante monitorar esses índices para compreender o cenário inflacionário e seus impactos na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo