Secretaria de Saúde de Maceió lança edital para seleção de preceptores no Programa PET-Saúde/Equidade em parceria com universidades.

A Secretaria de Saúde de Maceió anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento de um edital público para a seleção de preceptores que irão atuar no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Equidade). O objetivo do programa é fortalecer as ações de ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvam o ensino, pesquisa, extensão universitária e participação social.

O processo seletivo é direcionado a profissionais de saúde que trabalham nos serviços de saúde de Maceió, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições estarão abertas de 10 a 15 de abril, e os selecionados assumirão a função de preceptores, atuando no programa por 24 meses na cidade de Maceió. A iniciativa é uma parceria da SMS com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Ao todo, serão preenchidas 30 vagas, com foco em ações que abordam temas como valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, gênero, saúde mental, violências relacionadas ao trabalho na saúde, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam. Metade das vagas será reservada para grupos minoritários, como negros, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

O PET-Saúde, em sua 11ª edição, busca fortalecer o processo de integração entre ensino, serviço e comunidade, contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde. As vagas disponíveis estão divididas entre as parcerias com a UFAL, CESMAC e UNCISAL, contemplando profissionais de diversas áreas, como enfermagem, educação física, odontologia, medicina, entre outras.

As inscrições devem ser feitas através do envio de documentação solicitada no edital por e-mail, com prazo para inscrição até 15 de abril. O resultado final do processo seletivo está previsto para 29 de abril, com início das atividades marcado para 7 de maio de 2024.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Saúde de Maceió reafirma seu compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados e engajados em promover a equidade e a valorização dos diversos grupos e minorias presentes na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo