Vacinação contra a dengue é ampliada para crianças de 10 a 14 anos em São Paulo, com 177.679 doses disponíveis.

A cidade de São Paulo está ampliando a vacinação contra a dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos a partir desta quinta-feira (10). A medida abrange tanto aqueles que residem na capital quanto os que estudam em escolas públicas ou particulares. As vacinas serão disponibilizadas nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, com horário de atendimento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que para receber a vacina, a criança precisa estar acompanhada por um responsável, ter em mãos documento de identidade, cartão de vacinação e comprovante de residência ou escolar. Além disso, é importante ressaltar que a criança não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses. Todas as informações relacionadas à vacinação contra a dengue estão disponíveis na página “De Olho na Carteirinha”.

Ao todo, a cidade de São Paulo recebeu 177.679 doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI), que foram distribuídas para os postos de saúde nessa terça-feira (9). O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou a importância dos pais e responsáveis levarem seus filhos para serem vacinados. Até o momento, já foram aplicadas 2.084 doses da vacina em UBSs nos distritos de Itaquera e Vila Jaguara.

Os casos de dengue na cidade de São Paulo preocupam as autoridades de saúde, com 39 mortes registradas este ano. A cidade ultrapassou a marca de 142 mil casos da doença, com 76 bairros em epidemia. Diversas ações estão sendo tomadas para combater o mosquito transmissor, incluindo o aumento do investimento nas ações de reforço, contratação de mais profissionais de saúde e ampliação das equipes de agentes de saúde nas ruas.

Além disso, têm sido realizadas mais de 4.351.707 ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na capital, incluindo visitas casa a casa, vistorias em imóveis e nebulizações. A população também é orientada a ficar atenta aos possíveis criadouros e informar à prefeitura sobre focos de dengue. A administração municipal disponibiliza canais para denúncias e envio de informações sobre criadouros.

No estado de São Paulo, foram registrados 245 óbitos causados pela dengue neste ano, com outras 509 mortes em investigação. Mais de 497 mil casos da doença já foram confirmados, sendo 608 considerados graves. A população deve ficar atenta e colaborar com as medidas de controle da dengue para evitar a propagação da doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo