Claro Lopes vence Qualificatório e garante vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 no taekwondo até 80kg.

O taekwondo paralímpico brasileiro conquistou mais uma vaga para os Jogos de Paris 2024, através do mineiro Claro Lopes. O atleta garantiu sua classificação ao vencer o Qualificatório na categoria até 80 kg, realizado na República Dominicana, na última quinta-feira (11).

Com 33 anos de idade, Claro Lopes derrotou Eliot Lonstra, de Aruba, na decisão, por 2 a 0 no Golden Round, após um empate de 14 a 14. O atleta mineiro começou a praticar taekwondo em 2018, após ter sofrido um acidente de trabalho que resultou na perda da mão e do punho direito. Antes, ele praticava muay thay e jiu-jitsu, mas a necessidade de adaptação levou-o a descobrir e se destacar na nova modalidade.

Com a conquista de Claro Lopes, o Brasil agora totaliza seis vagas garantidas no taekwondo para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além dos seis atletas classificados através do Qualificatório, outros cinco brasileiros asseguraram suas vagas devido à posição no ranking mundial da modalidade.

A delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 já conta com 155 representantes confirmados. A expectativa é que o Brasil esteja presente com aproximadamente 250 atletas no megaevento esportivo, demonstrando a relevância e o crescimento do esporte paralímpico no país.

Com o desempenho de Claro Lopes e dos demais atletas que já têm suas participações garantidas, a expectativa é de que o Brasil conquiste medalhas e faça bonito nas competições de taekwondo durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo