Donos dos pitbulls que atacaram escritora em Saquarema têm prisão revogada pela Justiça do Rio em decisão polêmica

Na última sexta-feira (5), a renomada escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, foi brutalmente atacada por três cães da raça pitbull enquanto saía de casa para sua habitual caminhada matinal em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. No terrível incidente, a escritora teve seu braço e orelha direita arrancados pelos animais, sendo arrastada por cerca de 5 metros e gravemente ferida.

Os responsáveis pelos cães, identificados como Kayky da Conceição Dantas Pinheiro, Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro e Davidson Ribeiro dos Santos, tiveram suas prisões preventivas decretadas durante uma audiência de custódia no domingo (7). No entanto, nesta quinta-feira (11), a Justiça do Rio concedeu liberdade aos donos dos animais.

O desembargador Gilmar Augusto Teixeira, ao analisar o pedido de habeas corpus, ressaltou que os pitbulls foram apreendidos e recolhidos pela Secretaria de Proteção Animal da prefeitura de Saquarema, não representando mais um risco iminente. Com isso, ele determinou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares menos severas.

Além disso, os proprietários dos cães ficaram temporariamente impedidos de exercer a tutela dos animais apreendidos, bem como de adquirir novos animais domésticos até que o caso seja devidamente julgado.

Por meio de um comunicado, a direção do Hospital Estadual Alberto Torres informou que o estado de saúde de Roseana Murray é considerado estável após o ataque. A poetisa segue em processo de recuperação e recebendo todo o suporte médico necessário.

O caso continua a gerar indignação e debates sobre a responsabilidade dos proprietários de animais agressivos, bem como a necessidade de maior controle e fiscalização na posse de animais de grande porte e potencialmente perigosos. A escritora Roseana Murray, uma figura querida e respeitada, segue lutando pela sua recuperação, enquanto a justiça tenta trazer alguma resolução para este trágico episódio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo