Paciente idoso falece no HGE após sofrer queimaduras durante procedimento cirúrgico; Sesau instaura sindicância para investigar o caso

No dia 27 de março, um idoso de 78 anos sofreu queimaduras graves de 2º e 3º graus durante um procedimento cirúrgico e, infelizmente, veio a falecer na última quarta-feira (10) no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Após receber assistência especializada de uma equipe multidisciplinar, o paciente não resistiu a um quadro de infecção generalizada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) rapidamente instaurou uma sindicância para investigar as circunstâncias do acidente. Logo após o ocorrido, a equipe envolvida no caso foi afastada e uma perícia no local foi solicitada e realizada pela Polícia Científica. Além disso, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso, prometendo apresentar os resultados em até 30 dias, caso não haja solicitação de prorrogação do prazo.

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, lamentou profundamente o ocorrido no HGE e prestou condolências à família do paciente. Ele ressaltou que todas as medidas administrativas para esclarecer o caso estão sendo tomadas desde o dia do acidente. Miranda enfatizou que, se for comprovado que houve erro e negligência, as medidas necessárias serão tomadas, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório. O objetivo da Sesau é atender com eficiência, agilidade e humanização a todos os usuários do HGE.

A morte do idoso gerou comoção e levantou questões sobre a segurança e qualidade dos procedimentos médicos realizados no hospital. A população espera por respostas e providências que assegurem a prevenção de novos incidentes e a responsabilização dos responsáveis, se for o caso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo