Ícone do site Pauta Capital

Presidente Lula irá vetar trecho que impede saídas de presos em regime semiaberto para visitarem suas famílias, confirma ministro da Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar um único ponto do projeto de lei que acabaria com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante uma entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.

Segundo Lewandowski, o presidente vai vetar o trecho do projeto que proibia as saídas de presos em regime semiaberto para visitarem suas famílias. O ministro justificou a decisão afirmando que a proibição de visitas às famílias dos presos em regime semiaberto viola valores fundamentais da Constituição.

O PL já passou pelo Senado e foi aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado. O prazo para sanção ou veto da Presidência da República termina nesta quinta-feira (11). Atualmente, os detentos têm o direito de deixar a prisão por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

A decisão do presidente Lula em vetar apenas um ponto do projeto foi recebida com opiniões divididas. Enquanto alguns apoiaram a medida, alegando a importância das saídas temporárias na ressocialização dos presos, outros criticaram a escolha de manter essa possibilidade, argumentando que isso poderia comprometer a segurança pública.

A polêmica em torno da manutenção das saídas temporárias de presos em determinadas ocasiões deve ser tema de debate nos próximos dias, com defensores e críticos apresentando seus argumentos sobre a decisão do presidente. Resta agora aguardar como a sociedade e as autoridades vão reagir diante do veto de Lula ao trecho do PL que proibia as saídas de presos em regime semiaberto para visitarem suas famílias.

Sair da versão mobile