Rede estadual de Educação de Alagoas promove ações de combate ao bullying e violência nas escolas: conheça os projetos inovadores.

Na última quinta-feira, dia 11 de abril de 2024, a rede estadual de Educação promoveu uma série de atividades dedicadas ao combate e denúncia do bullying nas escolas. Essas ações foram intensificadas pelos psicólogos e assistentes sociais do Núcleo Estratégico de Acompanhamento PsicoSocioassistencial, que fazem parte do Programa Coração de Estudante. O objetivo dessas iniciativas é trabalhar o aspecto socioemocional dos estudantes, visando melhorar a saúde mental e prevenir situações de violência nas instituições de ensino.

Ao longo da semana, a Secretaria do Estado de Educação de Alagoas (Seduc) organizou uma série de discussões e atividades para conscientizar sobre o bullying e tornar os ambientes escolares mais acolhedores. O diagnóstico realizado pelo núcleo identificou o bullying como a principal forma de violência relatada pelos estudantes, o que motivou a criação de um plano de ação envolvendo 60 psicólogos e 20 assistentes sociais.

Íris Nunes, gerente especial de Integração Escolar, Cultura, Desporto e Território da Seduc, ressaltou a importância dessas ações para promover a empatia, o respeito mútuo e a resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar. Durante a semana, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de ações de escuta, onde puderam expressar suas experiências sem se expor.

Em uma das escolas da 12ª Gerência Especial de Educação (GEE), foi desenvolvido o projeto “Caixa do Desabafo”, que permite aos alunos compartilharem suas questões emocionais de forma discreta. Outra iniciativa realizada na região de Piranhas e Alto Sertão foi a implantação de urnas de denúncia, para estimular relatos anônimos e pensar em intervenções eficazes contra o bullying.

Na 9ª GEE, que abrange Penedo e região, os alunos tiveram acesso a um formulário online para relatar episódios de bullying na escola. Essa ferramenta busca fornecer um canal seguro para os estudantes expressarem suas experiências e contribuírem para a implementação de medidas preventivas.

Dessa forma, as atividades promovidas pela rede estadual de Educação visam criar um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento saudável dos estudantes, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito e convivência pacífica no ambiente escolar. A conscientização e o combate ao bullying são fundamentais para garantir o bem-estar emocional e acadêmico dos estudantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo