Escolas da Rede Estadual estimulam criatividade dos alunos com concurso de desenhos sobre museus de Maceió

Escolas da Rede Estadual promovem concurso de desenho sobre museus maceioenses

Quarenta e cinco estudantes da rede estadual estão participando do terceiro Concurso Cultural “Museus Maceioenses: História, Memória, Patrimônio e Educação”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Histórica e Interdisciplinar Luiz Sávio de Almeida (G.Philsa). A iniciativa, que consiste em um concurso de desenhos, coincide com o lançamento da terceira edição da revista digital “Documento Histórico”. Os alunos visitaram oito museus localizados em Maceió em busca de inspiração para suas ilustrações.

Os desenhos devem ser entregues à comissão até o dia 15, e o anúncio do vencedor será feito no salão nobre do Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) em 29 de abril, às 9h. A obra selecionada receberá uma bolsa anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) no valor de R$ 300 mensais, além de ser a capa da terceira edição da revista digital Documento Histórico. Todas as produções serão expostas no Museu do IHGAL de 29 de abril a 3 de maio.

O G.Philsa é um grupo de pesquisa interdisciplinar que surgiu na Escola Professora Estadual Guiomar de Almeida Peixoto em 2022. O concurso de desenhos de museus é um dos vários projetos desenvolvidos pelo grupo, que busca envolver e mobilizar outras escolas. Além da Guiomar de Almeida Peixoto, participam do concurso as escolas estaduais Gilvana Ataíde, Correia das Neves, em Maceió, e Dom Constantino Luers, em Campo Alegre.

A professora de Educação Especial e uma das docentes engajadas no projeto, Luciana Luz Ferreira, destaca a importância de homenagear a história da cidade de Maceió e promover a compreensão dos locais de salvaguarda da cultura maceioense. O projeto é voltado para os estudantes do 7º ao 3º ano, e visa incentivar o protagonismo dos alunos, permitindo que se sintam importantes e se empenhem mais nas atividades propostas.

Uma das participantes, Emilly Santos Silva, da Escola Estadual Professora Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, relata que o concurso de desenhos foi transformador em sua vida, pois descobriu um talento desconhecido anteriormente. Ela destaca ainda que o projeto proporcionou mais conhecimento sobre o estado e a cultura local. A iniciativa visa não apenas estimular a criatividade dos estudantes, mas também promover o conhecimento e a valorização da história e do patrimônio cultural de Maceió. A exposição das obras no Museu do IHGAL será uma oportunidade para a comunidade apreciar o talento dos jovens artistas e valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas da Rede Estadual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo