Presos suspeitos de negociar arsenal do Exército furtado em Barueri durante operação Tormentorum Vendito na capital paulista.

Na última quarta-feira, dois homens foram detidos na cidade de São Paulo sob a suspeita de estarem envolvidos na negociação das 21 armas furtadas do arsenal do Exército em Barueri, em setembro de 2023. A ação que resultou nas prisões foi realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) do Rio de Janeiro, durante a operação Tormentorum Vendito.

A captura dos suspeitos se deu graças a uma denúncia anônima, que levou os policiais até um condomínio de luxo em Santana de Parnaíba, onde os homens estavam localizados. Durante a busca nos endereços associados à quadrilha, os agentes encontraram uma série de itens, incluindo uma pistola, carregadores, veículos, dispositivos eletrônicos, documentos e outros materiais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro, após o roubo das armas em São Paulo, as autoridades locais conseguiram recuperar quatro metralhadoras calibre ponto 50 e quatro Mags calibre 7.62 no ano anterior. O armamento foi encontrado em um veículo roubado abandonado na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, e posteriormente outras duas metralhadoras foram encontradas na Praia da Reserva.

Segundo a investigação da DRE, a dupla presa estava negociando as armas para líderes traficantes do Comando Vermelho e milicianos, com o intuito de serem utilizadas em confrontos nas regiões da Gardênia Azul e Cidade de Deus, na Zona Oeste.

Além disso, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo anunciou que foi aberto um inquérito para apurar o desaparecimento do armamento e que medidas estão sendo tomadas para sua recuperação. A prefeitura de Cajamar afastou os agentes responsáveis pela segurança do arsenal e abriu uma sindicância para investigar o caso.

O Ministério Público Militar denunciou oito pessoas, entre civis e militares, após as armas terem sido encontradas em posse de integrantes do crime organizado. No total, 19 armas foram recuperadas e as investigações continuam em andamento para desvendar todos os detalhes desse crime que chocou a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo