Profissionais são acolhidos para atuar nos novos Centros Municipais de Educação Infantil em parceria com a Semed.

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) está empenhada em acolher e orientar os profissionais que irão trabalhar nos novos Centros Municipais de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEIs-RP). Na última sexta-feira (12), diretores, professores e auxiliares de sala que atuarão na unidade Gigantinho do Poço, localizada no antigo Colégio Cenecista, foram os protagonistas do momento.

O novo CMEI-RP, fruto de uma parceria com o CNEC, terá capacidade para receber até 300 crianças, contando com o auxílio de 40 profissionais. Entre esses profissionais está a professora Isabel Silva, que traz consigo experiências da rede municipal de ensino da capital e se mostra extremamente empolgada com a nova oportunidade. Com planos de contribuir significativamente com a comunidade escolar, Isabel revela: “Estou muito feliz com essa oportunidade e espero contribuir para o bem-estar das crianças”.

Outra integrante da equipe do novo CMEI-RP é Carina Moraes, que atuará como professora de Educação Infantil. Ela destacou a acolhida recebida durante o encontro formativo, ressaltando a importância de se sentir bem-vinda pela equipe técnica da Semed e do CNEC. Carina enfatiza: “Eles nos apresentaram de forma bem dinâmica a proposta da Educação Infantil da rede municipal, trazendo mais fortalecimento para nós que iremos atuar aqui”.

Desde a semana anterior, as Coordenadorias de Educação Infantil e de Formação Docente da Semed têm promovido encontros como esse, buscando apresentar aos educadores as propostas pedagógicas da rede pública municipal de ensino. Mais de 250 profissionais contratados pela instituição parceira Igeve, que atuarão nos CMEIs-RP do Santos Dumont, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins e da Ponta da Terra, já foram acolhidos nesse processo.

A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Thainy Lira, ressalta a relevância dessas atividades formativas, destacando que o objetivo vai além do acolhimento, envolvendo também o diálogo sobre a prática pedagógica e a apresentação dos documentos norteadores da Educação Infantil. A coordenadora pedagógica do CNEC, Bárbara Araújo, também destaca a importância dessa parceria para as crianças e suas famílias, enfatizando a necessidade de preparar os profissionais para receber os alunos da melhor forma possível.

Além disso, ao longo desta semana, a Semed e as instituições parceiras realizaram atividades de integração com os pais e responsáveis, oportunizando que conhecessem os espaços, tirassem dúvidas e recebessem o fardamento das crianças. Esses momentos de conexão e diálogo entre a comunidade escolar e os profissionais da educação demonstram o comprometimento das autoridades locais com um ensino de qualidade e acolhedor para os pequenos cidadãos em formação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo