Ziraldo, um dos maiores cartunistas brasileiros, será homenageado no programa “Recordar é TV” da TV Brasil neste sábado, às 18h30.

No último sábado (13), o programa Recordar é TV, da TV Brasil, prestou uma homenagem à genialidade de Ziraldo, um dos maiores cartunistas brasileiros, que faleceu no dia 6 de abril aos 91 anos. O especial resgatou momentos preciosos do acervo da emissora pública, destacando programas como A Verdade de Ziraldo, de 2002, no qual o artista compartilhou seu processo criativo e explorou obras como Flicts e O Menino Maluquinho.

Além disso, o programa incluiu trechos do ABZ do Ziraldo, atração apresentada por ele na TV Brasil de 2009 a 2016, voltada para o público infantil. Também foram exibidos trechos do Caminhos da Reportagem, de 2012, que celebrou os 80 anos do autor.

Ziraldo Alves Pinto, nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, teve sua primeira publicação de desenho aos 7 anos, em 1939, no jornal Folha de Minas. Ao se mudar para o Rio de Janeiro em 1949, iniciou uma carreira de sucesso. Reconhecido pelo trabalho literário infantil, Ziraldo recebeu diversos prêmios ao longo de sua trajetória, como o “Nobel” Internacional de Humor em 1969.

O renomado cartunista também foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura em 1980, com O Menino Maluquinho, e novamente em 2012, com Os Meninos do Espaço. Suas obras foram adaptadas para filmes, séries e peças de teatro, e ele também se destacou por utilizar a arte como forma de resistência à ditadura militar, fundando e dirigindo o influente periódico O Pasquim, que se posicionava contra o regime.

O programa Recordar é TV, da TV Brasil, tem como objetivo apresentar ao espectador momentos marcantes da televisão brasileira, resgatando conteúdos do acervo da emissora. São revisitados shows, programas de auditório, entrevistas e matérias jornalísticas que fizeram história na TVE do Rio de Janeiro, agora apresentados de forma atualizada e cativante para o público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo