Movimento Fica Oficinas Culturais protesta contra fechamento e lança carta em defesa das oficinas em São Paulo.

Neste sábado (13), o movimento Fica Oficinas Culturais promoveu um ato em São Paulo contra o fechamento das oficinas culturais do estado. As manifestações ocorreram nas três oficinas culturais da capital paulista: Oswald de Andrade, no Bom Retiro, Alfredo Volpi, em Itaquera, e Juan Serrano, na Brasilândia. Durante o evento, foi lançada a Carta em Defesa das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, com o objetivo de revogar o decreto que extinguiu o programa.

Diversas personalidades ligadas à cultura e políticos de diferentes partidos manifestaram apoio à iniciativa, ressaltando a importância das oficinas culturais como fonte de oportunidades culturais essenciais para diversas comunidades. A ação do movimento Fica Oficinas Culturais surge como resposta à extinção do programa Oficinas Culturais pela Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, por meio do Decreto nº 68.405, de 21/03/2024.

Segundo informações divulgadas pelo membro do coletivo Bom Retiro é o Mundo, Marco Valadares, as oficinas culturais mantidas pela Organização Social Poiesis têm desempenhado um papel fundamental na promoção da diversidade cultural e no acesso à arte e à cultura em todo o estado de São Paulo. Em 2023, por exemplo, a Oficina Cultural Alfredo Volpi desenvolveu 217 atividades e atendeu um público de 23.073 pessoas. Já na Juan Serrano, que está prestes a ser fechada, foram realizadas 240 atividades, alcançando 21.354 pessoas.

Desde a sua criação, em 1986, as oficinas culturais têm sido reconhecidas pela sua importância como um espaço de conexão cultural, experimentação artística e formação abrangente para pessoas de todas as idades em centenas de municípios paulistas. O movimento Fica Oficinas Culturais reforça a relevância desse programa histórico do estado e busca garantir sua continuidade em prol da diversidade cultural e do acesso à arte e à cultura em São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo