Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei da Política Educacional Emergencial com foco na recuperação pós-pandemia.

Na última terça-feira, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade um projeto de lei crucial para a área da educação. Trata-se da Política Educacional Emergencial (Pede), que tem como objetivo enfrentar as emergências de saúde pública e seus efeitos na educação básica.

A relatora do projeto, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), fez algumas alterações no texto original do Projeto de Lei 3385/21, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e de outros três apensados. Estas mudanças visam abordar de forma mais abrangente as iniciativas relacionadas à pandemia de Covid-19 e seus impactos na educação.

Em suas palavras, a relatora ressaltou a importância de temas como evasão escolar e a falta de acesso às tecnologias digitais, que se tornaram ainda mais relevantes durante a pandemia. Ela também explicou que o novo texto adotado permite a aplicação das medidas propostas em diferentes contextos de emergências de saúde pública, não se limitando apenas às situações decorrentes da Covid-19.

A implementação da Pede dependerá da adesão formal dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que deverão apresentar planos de ação à União. A ênfase será na alfabetização nos anos iniciais e no ensino médio, buscando fortalecer a formação básica dos alunos e melhorar os índices de aprendizagem.

Dentre as diretrizes do projeto aprovado, destacam-se o fomento à colaboração entre os entes federativos, a garantia de alimentação escolar, a priorização de objetivos de aprendizagem essenciais e a realização de avaliações diagnósticas para orientar a recomposição de aprendizagens.

Os próximos passos envolvem a análise do projeto pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação no Plenário. A expectativa é que a Pede se torne um importante instrumento para fortalecer a educação no país e enfrentar os desafios decorrentes das emergências de saúde pública.

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