Escola Politécnica da UFRJ, pioneira das Américas, é declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Científico de Natureza Imaterial do Rio de Janeiro

No mês em que celebra seu 150º aniversário, a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu o reconhecimento de ser declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Científico de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Fundada como a primeira escola de engenharia das Américas, a Politécnica é responsável por treze cursos de engenharia e abriga cerca de cinco mil alunos, com um corpo docente de 210 professores altamente qualificados. Reconhecida nacionalmente, a maioria dos cursos oferecidos pela instituição recebe nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A autoria da lei que concedeu esse importante reconhecimento à instituição é da deputada estadual Elika Takimoto (PT), que possibilitou a realização de uma cerimônia especial no próximo dia 25 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em comemoração ao feito.

Localizada no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro, a Escola Politécnica faz parte do renomado Centro de Tecnologia da UFRJ, ao lado de outras instituições de excelência como a Escola de Química (EQ), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) e o Instituto de Macromoléculas (IMA).

A história da Politécnica se confunde com a do ensino de engenharia no Brasil, remontando à fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho em 1792, ainda no período colonial. Ao longo dos anos, a instituição passou por diferentes denominações até se tornar a renomada Escola Politécnica em 2023. Nomes ilustres da cultura e da ciência brasileira passaram por suas salas de aula, contribuindo para a construção da história da engenharia nacional.

A diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado, destaca o orgulho de pertencer a uma instituição tão prestigiosa e ressalta a importância da inovação tecnológica e do conhecimento adquirido ao longo dos anos. A Politécnica, que sempre foi referência no desenvolvimento de projetos de engenharia e políticas públicas em prol da prosperidade econômica e do bem-estar social, agora carrega o título de Patrimônio Histórico do Estado do Rio de Janeiro, honrando sua trajetória de excelência e contribuição para o avanço da engenharia no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo