Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas com previsão de 240 mil doses para 130 mil indígenas.

O Ministério da Saúde anunciou o início do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) para o ano de 2024. A ação tem como objetivo alcançar mais de 130 mil indígenas em 992 aldeias, com a previsão de aplicação de cerca de 240 mil doses dos imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.

O MVPI contempla todas as 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) espalhados pelo Brasil, envolvendo mais de 2,5 mil profissionais da saúde. Devido à complexidade logística das áreas em que os indígenas vivem, muitos em locais de difícil acesso terrestre, com limitações de acesso fluvial e áreas que só podem ser alcançadas por via aérea, a vacinação desse público demanda um esforço extraordinário por parte dos envolvidos.

Dentre as vacinas que serão oferecidas durante o MVPI estão a BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, além de outras. A população indígena, no entanto, enfrenta desafios adicionais relacionados à disseminação de fake news contra a vacinação, algo que tem impactado negativamente a adesão às campanhas de imunização.

Para combater esse cenário, o Ministério da Saúde desenvolveu o programa Saúde com Ciência, uma iniciativa que valoriza a ciência e busca disseminar informações confiáveis, além de promover ações educativas e de responsabilização. O programa visa recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil e combater o retrocesso observado nos últimos dois anos.

Além da vacinação, durante as ações do MVPI serão oferecidos outros serviços de saúde, como atendimento odontológico, distribuição de medicamentos, atendimento com profissionais de saúde mental, testagem para malária e orientações sobre dengue. Essas ações visam não apenas aumentar a cobertura vacinal, mas também melhorar o acesso a cuidados de saúde de forma mais ampla para a população indígena do país.

Dessa forma, o Ministério da Saúde reforça seu compromisso em garantir a saúde e o bem-estar dos povos indígenas, promovendo ações integradas que atendam às necessidades específicas dessas comunidades e contribuam para a promoção de uma saúde mais equitativa e acessível para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo