Unidade Farol do Hemoal receberá candidatos para doação de sangue e medula óssea nesta terça-feira em Maceió.

Na manhã desta terça-feira (16), a Unidade Farol do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no Hospital Veredas, em Maceió, estará aberta para receber candidatos interessados em doar sangue e medula óssea. O atendimento será realizado todas as terças-feiras, das 7h às 17h, mantendo o mesmo horário de funcionamento que estava em vigor até o mês de janeiro deste ano.

Com três postos de atendimento na capital alagoana, o Hemoal também conta com unidades no Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e na Via Expressa, próxima ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). Essas duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Para os voluntários que se encontram no interior do Estado, a Unidade Eldorado, vinculada ao Hemoal Arapiraca, está localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa, e opera de acordo com os mesmos critérios de atendimento.

Os candidatos interessados em doar sangue precisam ter no mínimo 16 anos de idade, pesar 50 quilos ou mais e apresentar um documento de identificação com foto. Além disso, o Ministério da Saúde exige que o doador não esteja gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias após o término dos sintomas para realizar a doação.

Para aqueles que contraíram doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, a impossibilidade de doar sangue é permanente. Já em relação a procedimentos como piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, é necessário um intervalo de um ano antes de voltar a doar. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar, e deve-se respeitar um intervalo mínimo de três meses entre as doações para mulheres, e dois meses para homens, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde.

Essas informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa do Hemoal, reforçando a importância da doação de sangue para manter os estoques em níveis adequados para atender às necessidades dos pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo