Embarcação à deriva no Pará tem nove corpos identificados pela Polícia Federal em Bragança

Nove corpos foram identificados pela perícia da Polícia Federal em uma embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança. A descoberta foi feita no último sábado (13) e, segundo a perícia inicial realizada em conjunto com a Polícia Científica do Pará, os documentos e objetos encontrados junto aos corpos indicam que as vítimas eram migrantes do continente africano, especificamente da região da Mauritânia e Mali. No entanto, a possibilidade de que sejam de outras nacionalidades não foi descartada.

Os trabalhos de identificação dos corpos tiveram início ontem (15), após a embarcação ter sido levada para terra firme. Dos nove corpos identificados, oito estavam dentro da embarcação e o nono estava próximo a ela, levantando suspeitas de que pertenciam ao mesmo grupo de vítimas.

A embarcação em questão foi encontrada por pescadores locais no rio da região de Salgado, no nordeste do Pará, com alguns corpos em estado de decomposição. Os trabalhos de busca e resgate das vítimas foram realizados no domingo (14), das 7h às 23h30.

Para a identificação das vítimas, a Polícia Federal está utilizando os protocolos da Interpol para vítimas de desastres (DVI). Esses protocolos permitem a identificação mesmo em casos de decomposição avançada, por meio de amostras de DNA, impressões digitais, características físicas, registros odontológicos e reconhecimento de objetos pessoais.

Além da identificação, os trabalhos periciais também têm o objetivo de verificar a origem dos passageiros, a causa dos óbitos e o tempo estimado dos falecimentos. Diversos órgãos e instituições locais estão colaborando nas ações de resgate, incluindo a Marinha, bombeiros militares, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Pará e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Bragança.

A investigação continua em andamento para esclarecer as circunstâncias que levaram à morte desses migrantes e identificar com precisão as vítimas encontradas na embarcação à deriva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo