IMA promove Semana do Bioma Caatinga com ações no sertão de Alagoas em homenagem ao Dia da Caatinga e ao pesquisador João de Vasconcelos Sobrinho.

Na semana do bioma Caatinga, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) está realizando diversas ações no sertão alagoano, em prol da conscientização sobre a importância desse bioma tão peculiar. A programação, que vai de 22 a 24 de abril, inclui palestras, mutirões de limpeza, trilhas e outras atividades.

O Dia da Caatinga, celebrado em 28 de abril, é uma homenagem ao pesquisador João de Vasconcelos Sobrinho, pioneiro nos estudos ambientais e na conservação da natureza no país. A Caatinga é um bioma com extrema importância para a biodiversidade adaptada a temperaturas altas e à escassez de água, porém, é suscetível à desertificação, resultado principalmente de ações humanas como o desmatamento.

Wictor Thomas, consultor ambiental do IMA, destaca a importância de entender a biodiversidade da Caatinga e suas tecnologias de convivência com o Semiárido para mitigar os efeitos e problemáticas climáticas que afetam a região. O consultor ressalta que ações em prol das mudanças climáticas são essenciais, pois o meio ambiente como um todo é afetado.

Por meio das Unidades de Conservação (UCs), é possível preservar as características faunísticas e florísticas da Caatinga, bem como os costumes culturais das regiões. No total, existem 14 UCs na Caatinga, sendo que todas as estaduais são geridas pelo IMA, como a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara, Estação Ecológica (ESEC) Curral do Meio e Refúgio de Vida Silvestre (RVS) dos Morros do Craunã e do Padre.

A programação da Semana do Bioma Caatinga inclui diversas atividades, como palestras, mutirões de limpeza, visitas a escolas e universidades, tudo com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação desse bioma único e tão significativo para a região do sertão alagoano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo