Ícone do site Pauta Capital

Projeto Samu nas Escolas beneficia escola Zaneli Caldas, em Maceió, com orientações sobre primeiros socorros e redução de trotes

Na última sexta-feira, a Escola Municipal Zaneli Caldas, localizada na Praça da Maravilha, no bairro Poço, em Maceió, recebeu as ações do Projeto Samu nas Escolas. O projeto, que tem como objetivo educar os estudantes sobre primeiros socorros e os malefícios dos trotes, conta com a participação de acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social.

Durante a atividade, os alunos puderam aprender técnicas de primeiros socorros e também tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Entre os participantes, estava Arthur Gabriel Ferreira da Silva, de apenas 7 anos, que ficou entusiasmado com o conhecimento adquirido. “Aprendi como desengasgar uma pessoa quando ela estiver passando mal. Vou falar pra todo mundo tudo o que aprendi, principalmente para os meus pais”, disse o jovem estudante.

O Projeto Samu nas Escolas completará dez anos no segundo semestre deste ano e tem sido eficaz na redução dos trotes. Segundo a coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, o projeto contribuiu significativamente para diminuir os índices de trotes na região. “É um projeto que deve ser ressaltado e que, ao longo da última década, proporcionou a redução dos trotes, que, mesmo ainda ocorrendo, caíram vertiginosamente”, destacou a gestora.

Para o segundo semestre deste ano, a agenda de apresentações do Projeto Samu nas Escolas já está preenchida, porém, as escolas interessadas em receber o programa podem agendar para o próximo ano letivo. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, têm a oportunidade de participar do projeto. Para agendar a ação, basta entrar em contato através do e-mail ssosamumaceio@gmail.com e enviar um ofício solicitando a participação no projeto, informando a idade dos alunos, o nome completo da escola e se é de ensino fundamental ou médio.

Com a continuidade do Projeto Samu nas Escolas, mais estudantes terão acesso a informações importantes sobre primeiros socorros e contribuirão para a redução dos trotes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Sair da versão mobile