Senado aprova PEC sobre drogas, mas relator afirma: Brasil não está preparado para descriminalização do porte ou posse de drogas.

Após intensos debates e votação no Plenário do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre drogas foi aprovada e seguirá para a Câmara dos Deputados. O relator da PEC 45/2023, senador Efraim Morais (União-PB), enfatizou que o Brasil ainda não tem estrutura adequada para a descriminalização do porte ou posse de drogas, incluindo a maconha. Segundo o senador, a maioria dos parlamentares demonstrou um apoio “ampla e sólido” durante a votação.

Em seu discurso, Efraim Morais ressaltou a importância de não considerar apenas a quantidade de droga encontrada com uma pessoa como critério único para definir sua responsabilidade penal. Ele destacou a diferença no tratamento entre traficantes e usuários, enfatizando que os primeiros devem enfrentar penas mais graves, incluindo o encarceramento, enquanto os últimos devem ser direcionados a penas alternativas.

O senador também observou que a forte adesão à matéria no Senado representa um posicionamento do Congresso Nacional sobre um tema de grande impacto na sociedade e na vida dos cidadãos. Ele mencionou que pesquisas de opinião pública indicam que mais de 70% da população é contra a descriminalização das drogas, o que reforça a necessidade de cautela na abordagem desse assunto.

A PEC 45/2023, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado e do Congresso, foi aprovada em segundo turno com 52 votos favoráveis e 9 contrários. A expectativa é que a Câmara dos Deputados também analise e delibere sobre a proposta, levando em consideração os argumentos apresentados durante as discussões no Senado. A decisão final poderá impactar diretamente na legislação brasileira relacionada ao uso e posse de drogas, requerendo uma abordagem cuidadosa e equilibrada por parte dos legisladores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo