Servidores da Sefaz de Alagoas aprimoram conhecimentos em curso de Administração Financeira Orçamentária para gestão eficiente de recursos públicos.

No último dia 16 de abril de 2024, os servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) tiveram a oportunidade de participar de um curso de Administração Financeira Orçamentária (AFO), voltado para a modalidade de Gestão Financeira. O treinamento, que ocorreu em um hotel na Ponta Verde, ofereceu aos participantes a chance de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, visando uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

O curso foi parte das ações do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), que tem como objetivo financiar projetos para modernização do Fisco alagoano. O superintendente especial do Tesouro Estadual, João Pedro Meira Reis, destacou a importância da capacitação, ressaltando que os participantes estarão mais aptos a enfrentar desafios e garantir eficiência na gestão financeira, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.

O curso, que teve a orientação de Paulo Henrique Feijó, profissional renomado na área, qualificou os servidores do tesouro estadual, auditores e assessores sobre os conceitos e mecanismos fundamentais da gestão de tesouraria. Foram abordadas desde atividades operacionais de arrecadação e pagamento até a elaboração de estimativas de fluxos e saldos de caixa.

Com aulas expositivas e exercícios práticos, os participantes puderam aprender sobre temas como Princípios e conceitos de gestão financeira, conta única do tesouro e sistema integrado de administração financeira (Siafic), controle de ingressos de recursos na tesouraria e na conta única do tesouro (CUT) e programação financeira e gestão de liquidez. A iniciativa foi elogiada pelos participantes, que ressaltaram a importância de aprimorar suas habilidades para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

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