Vigilância Sanitária de Maceió apreende 350 kg de alimentos impróprios para consumo em fiscalização na Chã da Jaqueira

Na manhã desta terça-feira (16), uma ação de fiscalização realizada no bairro Chã da Jaqueira pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) resultou na apreensão de 350 kg de alimentos impróprios para o consumo em estabelecimentos comerciais da região. Durante a inspeção, foram identificados produtos como carnes bovinas e laticínios com prazos de validade vencidos e em condições de risco à saúde do consumidor.

O chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos, lamentou a situação e destacou que produtos como iogurtes, chantilly, margarinas e algumas carnes estavam sendo comercializados com vencimentos expirados. Além disso, algumas carnes estavam visivelmente estragadas, representando um perigo à saúde pública.

De acordo com Airton, a comercialização irregular de produtos vencidos e estragados pode acarretar sérios riscos à população, por isso, é fundamental que os estabelecimentos respeitem as normas sanitárias e ofereçam produtos seguros para o consumo. Os estabelecimentos fiscalizados na Chã da Jaqueira foram autuados e os produtos apreendidos serão descartados no aterro sanitário de Maceió.

Os representantes dos estabelecimentos também receberam orientações sobre os padrões sanitários exigidos, como a manipulação correta dos alimentos, armazenamento adequado, refrigeração, higiene e respeito aos prazos de validade. Além disso, foram informados de que poderão responder a um processo administrativo, com possibilidade de multas que variam de R$ 180,00 a R$ 38 mil.

Para combater irregularidades e garantir a segurança alimentar da população, a Visa de Maceió disponibiliza canais de denúncia. Os maceioenses podem entrar em contato através do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias. Todas as denúncias são anônimas e garantem o sigilo do denunciante.

Essa ação da Vigilância Sanitária reforça a importância do controle e fiscalização dos alimentos comercializados, visando a proteção da saúde da população e a garantia de que os consumidores tenham acesso a produtos seguros e dentro das normas sanitárias estabelecidas. É fundamental que os estabelecimentos respeitem as regras e ofereçam produtos de qualidade aos seus clientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo