Alagoas realiza com sucesso mais um transplante de fígado, beneficiando paciente com cirrose alcoólica, na Santa Casa de Maceió.

No último sábado, dia 13 de abril, mais um transplante de fígado foi realizado em Alagoas, beneficiando Danilo dos Santos Neto, de 55 anos. O receptor, que sofria de cirrose alcoólica, passa por uma boa recuperação após a cirurgia feita na Santa Casa de Maceió.

Segundo informações da Central de Transplantes de Alagoas, já foram realizados no estado nove transplantes de córneas, dois de rins e um de fígado somente neste ano. O doador do fígado transplantado para Danilo foi um homem de 49 anos, com morte encefálica confirmada, cuja família autorizou a doação do fígado, rins e córneas.

Os rins doados foram encaminhados para o Estado de Pernambuco por não haver receptores compatíveis em Alagoas. Já as córneas foram transplantadas em pacientes alagoanos que aguardavam na lista de espera. A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou a importância do gesto de doar órgãos, enfatizando que essa decisão salva vidas e que é necessário comunicar os familiares sobre a intenção de doação.

Em 2024, a Central de Transplantes de Alagoas já realizou nove transplantes de córneas, dois de rins e um de fígado de janeiro a abril. O lançamento do Programa Alagoas Transplanta, que visa ampliar o número de transplantes no estado, incluindo transplantes de coração no Hospital do Coração Alagoano, é uma iniciativa do governo estadual para oferecer um atendimento médico completo aos pacientes, abrangendo cuidados ambulatoriais, hospitalares, cirúrgicos e fornecendo medicamentos necessários para todo o processo, do pré ao pós-operatório.

O Hospital do Coração Alagoano foi habilitado pelo Ministério da Saúde para receber pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizar os procedimentos de transplante, contribuindo para a melhoria do acesso a esses serviços de saúde essenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo