Conselho de Ética vota pareceres contra cinco deputados por quebra de decoro parlamentar nesta quarta-feira (17)

Em uma reunião que promete ser marcada por debates acalorados, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (17) para deliberar sobre pareceres envolvendo cinco parlamentares: Ricardo Salles (PL-SP), Sâmia Bomfim (Psol-SP), General Girão (PL-RN), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

As acusações contra esses parlamentares são graves e envolvem insultos, ataques à honra e ameaças físicas. No caso do deputado Ricardo Salles, ele é acusado de fazer “apologia ao regime de exceção” durante uma reunião da CPI do MST. Já Sâmia Bomfim é acusada de atacar a honra de outros deputados, insinuando que estavam agindo em benefício de financiadores de campanha e até mesmo de tortura.

O General Girão é acusado pelo Psol de ter ameaçado agredir fisicamente um colega durante uma votação na Comissão de Relações Exteriores. Jandira Feghali é acusada de quebrar o decoro ao chamar um colega de “moleque”. Por fim, Lindbergh Farias é acusado de chamar uma colega de terrorista durante uma sessão no Plenário da Câmara.

Os relatórios dos casos ainda não foram divulgados pelos relatores designados. A reunião do Conselho de Ética está marcada para as 10 horas, porém o local ainda não foi definido.

Espera-se que a sessão seja marcada por discussões acaloradas e que os parlamentares envolvidos tenham a oportunidade de se defender das acusações. O resultado final das deliberações do Conselho de Ética será de extrema importância para a imagem e o decoro do parlamento brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo