Hospital do Coração Alagoano já realizou mais de 300 cirurgias de marcapasso, acabando com a fila de espera para o procedimento.

No dia 17 de abril de 2024, o Hospital do Coração Alagoano alcançou uma marca significativa: mais de 300 cirurgias de marcapasso realizadas desde a sua inauguração. Essa conquista representa um avanço na saúde de Alagoas, proporcionando um melhor atendimento aos alagoanos que sofrem de arritmias cardíacas graves.

Antes da disponibilidade desse procedimento no Hospital do Coração Alagoano, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentavam longas filas de espera. A falta de referência na assistência gerava uma demanda reprimida, que hoje não mais existe. A unidade hospitalar tornou-se referência estadual para implantes de marcapassos e CardioDesfibriladores Implantáveis (CDIs), garantindo um tratamento eficaz e rápido para os pacientes que necessitam desses dispositivos.

O diretor-geral do hospital, Otoni Veríssimo, ressaltou a importância do combate às doenças cardiovasculares, que são responsáveis por um grande número de mortes no mundo. O Hospital do Coração Alagoano foi estrategicamente planejado para oferecer tratamentos especializados nessa área, incluindo o implante de marcapassos. Com uma infraestrutura moderna e tecnologia avançada, a unidade hospitalar se destaca pela qualidade do atendimento e pela agilidade nos procedimentos.

Um dos pacientes beneficiados por esse avanço foi o aposentado Antônio Celestino da Silva, de 80 anos. Após passar pelo procedimento de implante de marcapasso, ele relatou uma melhora significativa em sua qualidade de vida. O tratamento recebido no Hospital do Coração Alagoano foi fundamental para sua recuperação e bem-estar.

O cirurgião cardíaco Kleberth Tenório explicou que a arritmia cardíaca pode colocar o paciente em risco de desmaios súbitos e paradas cardíacas. O implante do marcapasso é uma medida crucial para restabelecer os batimentos normais do coração e garantir a saúde do paciente. Esse procedimento, de baixa complexidade, permite que a pessoa retome suas atividades normais após um período de repouso.

Diante desse cenário, o Hospital do Coração Alagoano se consolida como uma referência em cardiologia no estado de Alagoas, oferecendo um atendimento de qualidade e proporcionando uma nova perspectiva de vida aos pacientes com arritmias cardíacas graves.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo