As instituições que podem participar como unidades recebedoras incluem grupos da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, entidades governamentais e não governamentais que oferecem alimentação aos beneficiários e possuem acompanhamento de conselhos municipais, estaduais ou nacionais. Exemplos dessas unidades incluem Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), restaurantes populares, cozinhas comunitárias e solidárias, e bancos de alimentos.
A expectativa para este ano é que sejam investidos mais de R$ 6,2 milhões no programa, com o cadastro de 250 unidades recebedoras em todo o estado. No ano passado, o PAA executado pela Emater distribuiu mais de 2,3 mil toneladas de alimentos, beneficiando aproximadamente 98 mil famílias e quase 500 mil pessoas, com um investimento de R$5,8 milhões. Além de auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade, o programa também impulsiona a economia dos agricultores familiares, uma vez que as compras são feitas diretamente da agricultura familiar.
Segundo Moisés Leandro, diretor-residente da Emater, a execução do PAA é essencial para combater a fome e a pobreza em Alagoas. As instituições interessadas em participar devem seguir as orientações e entregar os documentos necessários conforme o Chamamento Público disponível no site da Emater. O resultado será divulgado até o dia 30 de maio, e as inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio, através do e-mail paaestadual@gmail.com.
Essa iniciativa conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e reforça o compromisso do Governo de Alagoas em garantir a segurança alimentar da população mais vulnerável.