Pecuarista acusado de desmatamento químico milionário no Pantanal permanece em silêncio durante depoimento virtual da Polícia Civil.

O pecuarista Claudecy Oliveira Lemes enfrentou um depoimento virtual tenso nesta terça-feira (16), conduzido pela Polícia Civil de Mato Grosso. Diante das acusações de desmatamento químico em uma área total de 81 mil hectares no Pantanal mato-grossense, Claudecy optou por permanecer em silêncio durante a oitiva.

O Ministério Público do Mato Grosso revelou que Claudecy está sujeito a uma multa exorbitante de R$ 5,2 bilhões, resultado das sanções aplicadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do cálculo do dano ambiental, que é considerado o maior já registrado no Estado. Além disso, o pecuarista já enfrentou outros processos judiciais que resultaram na indisponibilidade de 11 fazendas, na apreensão judicial dos animais dessas propriedades e no embargo das áreas afetadas.

As investigações apontam que os crimes ambientais, relacionados ao uso irregular de agrotóxicos em áreas de vegetação nativa, teriam sido cometidos nas propriedades rurais de Claudecy, localizadas no município de Barão de Melgaço, a uma pequena distância de Cuiabá. O desmatamento ilegal resultou na morte de árvores em sete propriedades rurais, com impactos significativos na vegetação de áreas de preservação permanente e na biodiversidade local. Durante os meses de julho e agosto de 2023, foram emitidos nove autos de infração e nove termos de embargo e interdição devido às degradações ambientais supostamente causadas pelo pecuarista.

Até o momento, a defesa de Claudecy não se manifestou a respeito das acusações. A situação é delicada e tem gerado grande repercussão no Estado de Mato Grosso, preocupando as autoridades ambientais e a sociedade em geral. Acompanharemos de perto o desenrolar desse caso para fornecer informações atualizadas sobre as próximas etapas do processo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo