Projeto de lei para fomentar mitigação de gases do efeito estufa é aprovado pela CCT em votação nesta quarta-feira.

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto de lei que visa criar regras de fomento à mitigação e à remoção de gases do efeito estufa. De autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o PL 4.364/2023 recebeu parecer favorável do relator, senador Fernando Dueire (MDB-PE), e agora segue para análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA) de forma terminativa.

O projeto propõe alterações na Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei 12.187, de 2009) para incluir ações prioritárias a serem adotadas por entidades públicas e privadas no intuito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Entre as prioridades estão a pesquisa e o desenvolvimento de energias renováveis, o aumento da eficiência energética, a restauração da vegetação nativa em áreas prioritárias e o controle do desmatamento.

Além disso, a proposta valoriza os recursos naturais e incentiva o pagamento por serviços ambientais que visam à manutenção, recuperação ou melhoria da cobertura vegetal. As medidas previstas no projeto visam articular ações entre União, estados, Distrito Federal e municípios, abrangendo políticas públicas e ações do setor privado relacionadas à agricultura de baixo carbono e ao desenvolvimento de técnicas com baixa emissão de carbono na indústria.

O senador Dueire ressaltou que a transição para uma economia sustentável requer mudanças na forma de produção, substituindo técnicas mais poluentes por métodos de menor impacto ambiental. Ele destacou a importância de garantir que essas tecnologias sejam economicamente viáveis para o setor privado, a fim de incentivar sua adoção voluntária.

A reunião, presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), contou com a presença de parlamentares e representantes da área ambiental. O projeto agora segue para a próxima etapa de análise na Comissão de Meio Ambiente, onde será debatido e votado pelos senadores. Espera-se que a aprovação da proposta contribua para a promoção de ações efetivas de combate às mudanças climáticas e de preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo