Projeto de lei propõe criação do Centro Industrial do Alto Sertão para impulsionar desenvolvimento na região alagoana

Na tarde desta terça-feira, 16 de março, a Assembleia Legislativa de Alagoas foi palco de uma sessão ordinária movimentada, onde os parlamentares presentes tiveram a oportunidade de apreciar 20 itens na ordem do dia. Entre os destaques, estava o projeto de lei ordinária nº 789/2022, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que propõe a criação do Centro Industrial do Alto Sertão-CIAS, visando impulsionar o desenvolvimento industrial sustentável na região do Sertão alagoano.

De acordo com o texto apresentado por Loiola, o CIAS deverá ser instalado em uma área estrategicamente escolhida, após consulta ao Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Conedes), próxima a vias de acesso, linhas de transmissão de energia elétrica e adutoras de água. O deputado ressalta que a implantação, manutenção e operação do centro será feita por meio de concessão pública, com base em estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e modelagem jurídica, seguindo as diretrizes do decreto federal 8.428, de 02 de abril de 2015.

Em sua justificativa, Inácio Loiola destaca a importância de uma política de desenvolvimento industrial que equilibre o papel ativo do Estado como fomentador econômico e indutor do desenvolvimento social, com a participação da iniciativa privada como investidora. O deputado acredita que a implementação dessa parceria público-privada poderá acelerar o crescimento socioeconômico da região, gerando empregos, aumentando as receitas e promovendo a criação de um distrito industrial no Alto Sertão alagoano.

O projeto de lei passou pela primeira discussão durante a sessão e agora aguarda votação em primeiro turno. Os parlamentares presentes na assembleia demonstraram interesse e engajamento em relação ao tema, ressaltando a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social da região. A expectativa é que, caso aprovado, o Centro Industrial do Alto Sertão-CIAS traga benefícios significativos para a comunidade local e contribua para o fortalecimento da economia regional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo