Senado aprova desarquivamento de nove matérias de José Serra; entenda como isso impacta a política brasileira.

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), o desarquivamento de nove matérias apresentadas pelo então senador José Serra (PSDB-SP) entre 2015 e 2020. Essas matérias, que estavam paradas, voltarão a tramitar em comissões permanentes segundo as pertinências temáticas de cada caso. O pedido de desarquivamento foi feito pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), com o apoio de outros membros da casa.

Uma das propostas que serão resgatadas é a PEC 157/2015, que tem o objetivo de permitir ao Congresso Nacional convocar presidentes de estatais e autarquias para prestarem informações em comissões ou nos plenários das Casas do Legislativo. Essa PEC altera o artigo 50 da Constituição, conferindo competência à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal ou a qualquer de suas comissões para convocar titulares de entidades da administração indireta da União.

Além disso, outras matérias que serão desarquivadas dizem respeito ao setor de petróleo. O PL 3.178/2019 busca modificar a legislação sobre leilões de campos petrolíferos do pré-sal, retirando o direito de preferência da Petrobras nas licitações nesse regime. Já o PL 5.790/2019 destina recursos do Fundo Social do pré-sal para a prevenção de vazamentos de petróleo e gás natural, assim como para a reparação de danos decorrentes desses incidentes.

Outro destaque é o PLS 122/2015, que cria a Nota Fiscal Brasileira, um programa de concessão de créditos da União no Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, com o intuito de incentivar os estados e o Distrito Federal a estimularem a solicitação de documento fiscal na aquisição de mercadorias e serviços.

Essas propostas serão agora analisadas e debatidas nas comissões pertinentes do Senado, demonstrando o movimento legislativo para resgatar temas importantes que estavam paralisados. A expectativa é que essas matérias tragam impactos significativos nas áreas abordadas, como o setor de petróleo e a fiscalização de entidades públicas, refletindo a diversidade de temas e demandas do Congresso Nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo