Sesau abre processo seletivo para Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos com inscrições até 26 de abril

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou um edital de processo seletivo para a Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos. A iniciativa visa selecionar médicos para supervisionar as atividades desempenhadas pelos profissionais que atuam no programa.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas nesta terça-feira e está disponível para consulta. A seleção dos supervisores acadêmicos será feita através da avaliação de currículo e formação de cadastro de reserva, de acordo com a disponibilidade de vagas pelo Ministério da Educação (MEC) em Alagoas.

O Programa Mais Médicos para o Brasil foi criado com o objetivo de prover de forma emergencial médicos para atuação na Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, busca aprimorar a formação médica no país. A Supervisão Acadêmica é uma das áreas do programa e tem como propósito fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

O prazo de inscrições para o processo seletivo é de 22 a 26 de abril de 2024 e deve ser feito de forma online, com o envio da documentação solicitada para o e-mail indicado no edital. É necessário que os candidatos tenham diploma de graduação em Medicina expedido por instituição de ensino superior brasileira credenciada pelo MEC. Para os que obtiveram o diploma no exterior, é preciso validar o documento no Brasil até a data de publicação do edital.

Além disso, os requisitos incluem conclusão do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, e disponibilidade para exercer as atividades de supervisão nos municípios designados pela Sesau. Os selecionados receberão uma bolsa de supervisão mensal, com pagamento feito diretamente pelo MEC.

As etapas e o cronograma do processo seletivo incluem a divulgação das inscrições homologadas, do resultado preliminar, o período para interposição de recurso, a divulgação do resultado final e a convocação dos candidatos, de acordo com a definição do MEC. Essa iniciativa é fundamental para garantir a qualidade e o fortalecimento do Programa Mais Médicos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo